As 5 dúvidas mais comuns das mulheres durante a menopausa

07/01/2022
As-5-duvidas-mais-comuns-das-mulheres-durante-a-menopausa.jpg

Dúvidas sobre a menopausa são um assunto comum no meu consultório, afinal, toda mulher passará por ela em algum momento. Além disso, ainda existem informações bastante desencontradas sobre esta fase da vida, principalmente sobre os tratamentos. E isso pode fazer com que muita gente enxergue a menopausa com bastante temor. 

Mas não é bem assim. A menopausa é um momento importante, que pode ser vivido com tranquilidade, saúde e qualidade de vida. Abaixo vou responder as 5 perguntas que mais ouço sobre a menopausa. Espero que ajude você a se preparar sem medo e ansiedade. Boa leitura!

 

Dúvidas sobre a menopausa e o climatério: afinal qual a diferença?

Essa é uma das perguntas que mais ouço. Muitas pessoas ainda pensam que climatério e menopausa são sinônimos. Porém, apesar de estarem relacionadas, são duas coisas bem diferentes. 

O climatério é a nomenclatura antiga que usamos para nos referir à transição menopausal. Essa transição, como o próprio nome sugere, é um período de passagem entre a fase reprodutiva e a fase não reprodutiva da mulher. Inclusive, os famosos sintomas que costumam ser atribuídos à menopausa, como as ondas de calor, na verdade são sintomas da transição menopausal. 

Por sua vez, a menopausa é o nome de uma das fases da transição menopausal. Ela é representada pela última menstruação e marca o fim oficial da capacidade reprodutiva.  

 

Quer saber mais sobre as diferentes fases do climatério e suas características? Então clique aqui e confira um outro artigo que preparei só sobre este assunto e que também está disponível aqui no blog. 

 

Por que fazer acompanhamento ginecológico durante a menopausa?

Se a menopausa marca o fim do funcionamento do útero e dos ovários, não precisa mais ir ao ginecologista, certo? Não! Na verdade, a transição menopausal e o período pós-menopausa são importantíssimos para a saúde da mulher. Esse assunto é tão sério que eu preparei um vídeo só para explicar porque você não deve deixar de ir ao ginecologista depois da menopausa. Confere só!

 

 

A menopausa pode aumentar o risco de doenças?

Se você assistiu ao vídeo da pergunta anterior, provavelmente já respondeu mais uma das suas dúvidas sobre a menopausa. Sim, a queda da produção hormonal que inicia a partir do climatério e o fim dessa produção, após a menopausa, pode trazer diversas complicações para a saúde da mulher. 

Um dos principais pontos de atenção é o aumento do risco de problemas cardiovasculares. Além disso, a flutuação hormonal e a queda dos níveis destes hormônios também podem contribuir para o surgimento da osteoporose, de síndromes metabólicas e até alguns tipos de câncer.

E não para por aí: a transição menopausal e a menopausa também impactam na qualidade de vida da mulher através da perda de massa muscular, e de alterações da capacidade cognitiva, do sono, do humor e da libido. Viu só por que não pode deixar de ir ao ginecologista depois da menopausa?

 

Quais os principais sintomas da menopausa? Todos têm tratamento? 

Depois de ler sobre o aumento do risco de algumas doenças e os impactos da menopausa na qualidade de vida, talvez você esteja um pouco assustada. Mas calma, não é motivo para pânico. De fato, esse é um período da vida que exige atenção, mas com acompanhamento médico e hábitos saudáveis, é possível prevenir muitas complicações e ainda aliviar vários dos sintomas. 

E quais são eles? Os sintomas mais famosos são as ondas de calor e a menstruação irregular. Mas muitas mulheres no climatério podem sentir também alterações no humor e na capacidade cognitiva; perda de massa magra e aumento do acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal; insônia e ressecamento vaginal. 

Os sintomas podem variar bastante de pessoa para pessoa, assim como a sua intensidade. Mais um motivo para acompanhar essa fase da vida bem de perto com o seu ginecologista. 

 

Quando a reposição hormonal é necessária? Todo mundo pode fazer?

A melhora dos sintomas do climatério é um dos benefícios da reposição hormonal. Ela pode ser muito benéfica para as mulheres que estão passando por esta fase da vida, mas só pode ser feita sob orientação de um ginecologista, depois de uma avaliação da saúde da mulher e também do seu histórico médico. 

Clique aqui e confira um conteúdo completo, onde explico como funcionam os implantes hormonais, quem pode utilizá-los e como é feito este procedimento. 

 

Quer saber mais sobre como é a vida da mulher na menopausa? Então clique aqui e baixe grátis o meu e-book. Nele eu explico como funciona essa fase da vida, sintomas, tratamentos, e também falo sobre os benefícios da reposição hormonal. 

 

Espero que este artigo tenha ajudado a responder as suas principais dúvidas sobre a menopausa. Mas se você quiser saber mais sobre este assunto, entre em contato comigo por aqui.

Você pode conferir mais conteúdos aqui do blog e me acompanhar também no Facebook, no Instagram e no Youtube

Até o próximo artigo!

Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2019. Todos os direitos reservados.