Ciclo menstrual irregular é normal?

O nosso ciclo menstrual pode se tornar irregular devido a diversos fatores e dentro de alguns intervalos, podemos considerar essa irregularidade normal.
Muitas vezes o ciclo menstrual pode se alterar, principalmente quando usamos alguns tipos de medicamentos. Normalmente esse ciclo dura 28 dias, porém, pode durar menos – 25 dias – ou mais – até 35 dias.
Logo, um ciclo menor ou maior do que este intervalo pode indicar algum problema e neste artigo eu explico tudo o que você precisa saber sobre essa irregularidade.
Como funciona o nosso ciclo menstrual
Ele é dividido em três fases:
- Fase folicular: esse é o primeiro dia da menstruação e dura em média 12 dias. É nessa fase que o endométrio é expelido.
- Fase ovulatória: começa na metade do ciclo menstrual – geralmente no 14° dia. Nessa fase começa um aumento do hormônio luteinizante (LH) e maturação do óvulo. Além disso, os níveis de estrogênio e testosterona ficam mais altos e é normal a mulher sentir maior desejo sexual, por se encontrar no seu período fértil.
- Fase lútea: essa etapa dura em média 14 dias. Quando não há fecundação, a produção de LH cai drasticamente e acontece a descamação do útero em forma de menstruação.
O calendário menstrual para confirmar a irregularidade
Como você pode ver, o nosso ciclo é bastante complexo, o que pode gerar certa confusão quando vamos fazer as contas acerca da regularidade menstrual. Isso porque, cada fase pode ter uma pequena variação de um ou dois dias, o que “bagunça” o nosso cálculo.
E essa bagunça nos faz acreditar que estamos com a menstruação irregular.
Para evitar isso, o seu ginecologista pode pedir que você faça um calendário menstrual. Nele você irá marcar as datas de início e término de cada menstruação por três meses. E caso seja comprovado pelo médico que o ciclo está mesmo irregular, você ficar atenta caso esteja sofrendo com algum problema ginecológico.
Causas do ciclo menstrual irregular
Dentre as doenças mais comuns que podem deixar o seu ciclo menstrual irregular, posso destacar algumas:
- Ovário Policístico: em média, 20% das mulheres sofrem dessa síndrome, a qual apresenta como um dos seus sintomas a irregularidade na menstruação. A SOP é um distúrbio endócrino que causa alterações hormonais e cistos nos ovários.
- Menopausa precoce: a maioria das mulheres não espera entrar na menopausa antes dos 45 ou 50 anos. Logo, os sintomas podem demorar a serem compreendidos. Logo, fique atenta se a irregularidade na menstruação vier acompanhada de alterações de humor, problemas para dormir e aumento de peso.
- Endometriose: a endometriose causa um sintoma que parece menstruação, logo você acredita que existe uma irregularidade no seu ciclo. Isso acontece porque essa doença causa sangramento pélvico que em nada tem a ver com a descamação do útero (menstruação).
Além das doenças que citei acima, fatores externos também podem afetar a regularidade do seu ciclo. Por exemplo, estresse, peso abaixo do recomendável – bem como obesidade -, má alimentação e sedentarismo são fatores de risco.
Espero que este artigo tenha sido relevante e que tenha respondido as suas dúvidas sobre irregularidade no ciclo menstrual. E se você gostou e quer se manter informada sobre a sua saúde íntima, sexualidade e longevidade saudável, clique no link abaixo e me acompanhe nas redes sociais!