Ciclos Irregulares – Conheça as Causas e Consequências

18/11/2019 0
teste-1200x865.png

Normalmente, um ciclo menstrual varia entre 21 e 35 dias, sendo que a menstruação considerada regular é a que acontece a cada 28 dias. Entretanto, alguns hábitos da vida corrida que as mulheres levam, hoje em dia, interferem – e muito! – nos ciclos, tornando-os irregulares, cada vez com uma frequência maior.

A irregularidade nos ciclos menstruais pode ser causada por inúmeros fatores, como doenças ginecológicas ou até o excesso de exercícios físicos. Mas são fatores como a má alimentação e o estresse, duas constantes na rotina atual, que merecem nossa atenção e cuidado. Uma mudança no dia a dia, com uma rotina mais leve e um cardápio balanceado – além de evitar ao máximo o consumo de bebidas alcoólicas e do cigarro -, é capaz de regularizar o ciclo menstrual.

O ciclo irregular é normal nos 2 primeiros anos logo após a primeira menstruação e não há necessidade da pílula para regular o ciclo, também, quando a mulher se aproxima da menopausa, os dois momentos em que a mulher passa por intensas variações hormonais. Se o seu ciclo é irregular e você não se encontra em nenhum desses períodos, é importante procurar sua ginecologista e identificar as causas da irregularidade e se há necessidade de um tratamento. Juntas, é possível encontrar um caminho para uma vida mais saudável!


Deixe uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2019. Todos os direitos reservados.