Dor ou ardência ao urinar?

11/09/2019 0
shutterstock_1169109340.jpg

Dor ou ardência ao urinar? Sangramento na urina? Dor ou ardência ao urinar?Todos esses sintomas podem indicar a mesma coisa: infecção urinária. Embora estas infecções sejam muito comuns e fáceis de tratar (na maioria dos casos), é necessário cuidado e atenção, principalmente em casos recorrentes.

A incidência desse quadro é muito maior em mulheres do que em homens. Elas têm 50 vezes mais chances de apresentar este problema e cerca de 30% delas terão pelo menos uma infecção de trato urinário em algum momento da vida.

É muito difícil detectar a causa de uma infecção urinária, pois muitos são os motivos que podem levar a ela: a menopausa, a gravidez, alguns contraceptivos, até o tamanho da uretra. Independente do que possa ter causado a infecção, é importante procurar uma médica, assim que perceber algum dos sintomas, para realizar dois exames muito importantes: urina tipo 1 e urocultura. Após a confirmação do diagnóstico, normalmente o tratamento é feito através do uso de antibióticos.

E para não correr o risco de ter que encarar uma infecção chatinha dessas, 3 dicas de ouro: não retenha a urina (vá ao banheiro sempre que sentir vontade), cuide bem da sua higiene íntima e, principalmente, beba muita água.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2019. Todos os direitos reservados.