É normal ter enxaqueca durante a menstruação?

24/03/2022
pexels-andrea-piacquadio-3768582.jpg

As queixas de mulheres que sofrem de enxaqueca durante a menstruação são muitas! Mas se engana quem pensa que a enxaqueca é apenas uma dor de cabeça, existe uma diferença muito grande entre elas. Para você entender melhor sobre esse assunto, é só continuar a leitura.

Enxaqueca ou dor de cabeça?

O primeiro assunto que eu quero abordar é a diferença entre a enxaqueca e uma dor de cabeça (cefaléia). A dor de cabeça comum geralmente é um sintoma de algum outro problema que o seu corpo enfrenta. Por exemplo, você pode sentir dores de cabeça quando tem uma forte crise de rinite ou sinusite. Já a enxaqueca é uma doença em si, com dores mais fortes e constantes. Por isso, algumas mulheres desenvolvem enxaqueca durante a menstruação. 

 

 Enxaqueca durante a menstruação

Sobre ser normal ou não, primeiro você tem que ter certeza de que essa enxaqueca acontece somente durante a menstruação. Para isso, além de consultar o seu médico, você precisa se atentar a alguns fatores:

  • A enxaqueca é mais intensa que uma cefaléia sintomática
  • A enxaqueca ocorre somente durante a menstruação – nos períodos pré e prós ela deve ser apenas uma cefaléia normal
  • Você fica mais sensível a luz
  • A dor é latejante e em só um lado da cabeça

E-BOOK GRATUITO “EQUILÍBRIO HORMONAL NA MENOPAUSA” 

 

É normal?

Embora sim, exista um grande número de mulheres que sofrem dessas dores recorrentes, isso não quer dizer que você possa negligenciar. Aqui é importante reforçar o que eu sempre digo: sentir dor nunca é normal.  A dor é uma manifestação de que você está com algum problema, por isso é sempre indispensável procurar atendimento especializado. 

A enxaqueca pode acabar atrapalhando muito a sua vida, ainda mais em um período que já é mais complicado, como durante a menstruação. Isso porque você provavelmente irá produzir menos, terá menos disposição, tenderá a ficar mais irritada e estressada. Ou seja, a sua qualidade de vida pode cair.  O ideal é você conversar sobre a enxaqueca com a sua ginecologista de confiança e buscar o melhor tratamento. Se você quiser agendar uma consulta para conversarmos sobre isso, é só clicar aqui. Assim você terá um atendimento personalizado e integral, inclusive eu tenho um artigo aqui no blog especial explicando como funciona essa atendimento

Espero ter ajudado! 

Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2019. Todos os direitos reservados.