Fevereiro Roxo – Importância da Conscientização

13/02/2020 0
BLOG-1.png

Alzheimer, lúpus e fibromialgia são doenças que parecem não ter nada em comum, mas compartilham de uma característica: a medicina ainda não descobriu uma cura para nenhuma delas.

“Se não houver cura que, no mínimo, haja conforto”. Com esse lema, foi instituído o Fevereiro Roxo, campanha pensada especialmente para conscientizar as pessoas sobre essas três patologias. O foco da campanha é lembrar que, mesmo sem a possibilidade de cura, o portador da doença merece ter qualidade de vida e conforto. ⠀
O Alzheimer provoca a perda da capacidade cognitiva e da memória e demência e costuma se manifestar após os 60 anos de idade. Já o lúpus faz com que o próprio sistema imunológico ataque tecidos saudáveis do corpo por engano, sendo considerada uma doença inflamatória autoimune. A fibromialgia é uma doença reumatológica caracterizada por uma dor muscular crônica e generalizada, e sintomas como fadiga e alterações de sono, memória e humor.

Nos três casos, é fundamental ressaltar que, quanto mais cedo é feito o diagnóstico, melhores são as condições para o tratamento e as possibilidades de melhora. Por isso, esteja sempre atenta à sua saúde e consulte, periodicamente, seus médicos.

Sabemos da importância de campanhas como essa e, por isso, todo mês falaremos aqui sobre o tema cuja conscientização está sendo trabalhada, trazendo mais informações sobre as doenças.


Deixe uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2019. Todos os direitos reservados.