Histerossalpingografia – Esclarecendo as Dúvidas

03/02/2020 0
Post.png

A gente pediu que vocês nos enviassem suas dúvidas e elas chegaram. Entre elas, pediram que a gente explicasse a histerossalpingografia. Calma! A gente sabe que esse nome enorme assusta, mas, hoje, nossa missão é esclarecer e tranquilizar.

 

Histerossalpingografia é um exame importantíssimo, pela sua alta capacidade de avaliar as condições do útero e das trompas da paciente, identificando possíveis causas de infertilidade e possibilitando que o tratamento seja melhor direcionado. O exame é uma forma de raio-x que possibilita que sua ginecologista localize a existência de uma malformação ou cicatriz uterina ou, até mesmo, bloqueios nas trompas, que possam interferir no processo pós-fecundação. Famosa pelas investigações acerca da infertilidade, a histerossalpingografia também é eficaz no diagnóstico de miomas e pólipos.

 

A gente não vai te enganar, não. O exame causa um certo desconforto e pode até causar cólica. Mas as vantagens superam: além de ser simples e rápido (dura cerca de 30 minutos), o exame é pouco invasivo e bastante seguro e pode, inclusive, aumentar as chances de uma gravidez espontânea.


Deixe uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2019. Todos os direitos reservados.