Implante hormonais auxiliam no tratamento da endometriose?

04/09/2019 0
picture-of-woman-at-marketplace-buying-vegetables-Z7AUP8B-1200x800.jpg

Em nosso último vídeo publicado no nosso canal do Youtube, as dúvidas que mais recebemos foram relacionadas à endometriose e uma pergunta se destacou: os implantes hormonais auxiliam no tratamento? Achei que valia a pena abordar esse assunto aqui, já que 1 em cada 10 brasileiras tem endometriose.

Respondendo à pergunta, sim, os implantes hormonais auxiliam no tratamento, mais especificamente o implante hormonal de Nestorone, um hormônio derivado da progesterona, que devido sua ação anti-estrogênica é capaz de atenuar alguns dos sintomas e consequências da doença, especialmente as fortes dores e o fluxo intenso.

O procedimento para colocar o implante hormonal é bem rápido (costuma durar menos de dez minutos) e indolor, já que é aplicada uma anestesia local. O implante é inserido por baixo da pele, normalmente na nádega, e libera doses diárias controladas do hormônio.

Além da endometriose, ele é eficaz para tratar outras doenças, como a miomatose uterina, adenomiose, mastalgia e a própria TPM que, para algumas mulheres, chega a comprometer bastante a rotina. E ele ainda tem a função de anticoncepcional.
Outro implante que também pode ser utilizado no tratamento da Endometriose é a Gestrinona, que além desse fim, também é capaz de aumentar a libido e atenuar os sinais incômodos da menopausa.

Parece incrível, não é? E é, sim, um dos melhores tratamentos disponíveis hoje. Porém, como dizem, uma andorinha só não faz verão: é fundamental aliar bons hábitos alimentares e exercícios físicos ao tratamento para, assim, obter resultados reais e significativos.


Deixe uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2019. Todos os direitos reservados.

Chat Aberto
1
Precisa de Ajuda?
Olá
Posso ajudar?