Infertilidade: quando é a hora de buscar ajuda profissional?

09/06/2022
Infertilidade-quando-e-a-hora-de-buscar-ajuda-profissional.jpg

A dificuldade em engravidar pode gerar medo em procurar ajuda profissional, principalmente pelo diagnóstico de infertilidade. Mas postergar essa procura pode comprometer o sonho de ter um filho. Neste artigo eu te explico sobre quando é a melhor hora de buscar ajuda médica.

A hora de procurar ajuda

O melhor momento para buscar respostas sobre infertilidade é após 12 meses de relações sexuais sem o uso de nenhum contraceptivo. Mas se a mulher estiver acima dos 35 anos, é ideal que o casal busque o atendimento após seis meses de tentativas frustradas. 

Os médicos estipulam esse período de 6 a 12 meses para garantir uma boa chance de sucesso caso o diagnóstico de infertilidade venha a acontecer. Nesse sentido, existem algumas opções como a Fertilização in Vitro, o coito programado e a inseminação artificial. Inclusive, todos esses tratamentos são oferecidos aqui na minha clínica. 

Entenda mais sobre a Fertilização in Vitro

E como saber se sou infertil?

Além desse primeiro momento em que você precisa observar por quanto tempo está tendo relações sexuais sem contraceptivo, existem exames que podem nos ajudar. O primeiro deles é o exame de sangue, ele vai verificar os níveis hormonais do casal. Também indico que a mulher passe por uma ultrassonografia transvaginal, dessa forma conseguimos avaliar a pélvis e procura por infecções ou doenças que também podem estar atrapalhando a concepção. E para o homem, também gosto de solicitar um espermograma para verificarmos a composição do sêmen e verificar sua fertilidade. 

Se você está em fase de engravidar, porém não está conseguindo, te convido a visitar a nossa página sobre esse assunto. Lá você pode entender melhor como funciona o meu trabalho e da minha equipe aqui na Nova Vitta. Também te convido a conhecer o meu canal no youtube, lá você encontra uma playlist totalmente dedicada aos casais que estão tentando engravidar.

Espero que esse artigo tenha sido útil e informativo para você!

CLIQUE AQUI PARA AGENDAR UMA CONSULTA

Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2019. Todos os direitos reservados.