Método Anticoncepcional Para a Mulher Atleta

10/01/2020 0
anticoncepcional-1200x865.png

Se você é mulher e já é ou pretende se tornar uma atleta, está na hora de pensar em algo importante: qual o método anticoncepcional mais indicado e que menos interfere no rendimento? Essa escolha está diretamente ligada a fatores como o desempenho aeróbico, a força muscular e a capacidade e a potência anaeróbica.

O anticoncepcional oral, mais conhecido como pílula, não é recomendado, pois pode causar impacto na circunferência abdominal e no percentual de gordura corporal, além de dificultar o ganho de massa muscular e ocasionar a diminuição da força. Há, ainda, outro risco: se tomado no período da noite, ele interfere no sono e pode levar a um desgaste físico maior.

Uma opção melhor são os dispositivos intrauterinos, que a gente conhece como DIUs. Contudo, os de cobre podem causar uma queda no desempenho nos períodos que antecedem a menstruação, fazendo com que ocorram cólicas, dor nos seios, cansaço e alteração de humor. Mais recomendado é o DIU hormonal, uma opção que suspende a menstruação sem alterar o desempenho das atletas.

Entre as opções disponíveis, a mais recomendada são os implantes. O de etonogestrel tem duração de 3 anos e é indicado para mulheres com baixo fluxo menstrual. Já o de elcometrina, com durabilidade de 6 meses, é recomendado para as atletas que apresentam um fluxo menstrual mais intenso. E, já que estamos falando de implantes, nunca esqueça que o de gestrinona é proibido para atletas e considerado doping pela Agência Mundial Antidoping (WAMA).

Estamos sempre trazendo informações diferentes aqui, pois sabemos que uma mulher informada sobre sua saúde tem muito mais qualidade de vida. Mas, antes de definir qual método adotar, não deixe de conversar com sua ginecologista, que estará ciente de suas particularidades. Qualquer dúvida, estamos aqui! Entre em contato e agende um horário!


Deixe uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2019. Todos os direitos reservados.