Nutrição na menopausa: como amenizar os sintomas da menopausa

02/04/2021
Nutricao-na-menopausa-como-amenizar-os-sintomas-da-menopausa-1200x1800.jpg

Usar a nutrição como forma de amenizar os sintomas da menopausa é uma ótima maneira de levar essa fase de uma forma leve e sem tantas surpresas. Isso porque o nosso corpo começa a necessitar de maiores cuidados, dada as mudanças nas cargas hormonais. Vamos ver de que forma a nutrição pode ser o seu aliado nesse momento.

Ciclo menstrual: entender o funcionamento é importante para a saúde

Consuma alimentos antioxidantes

Os antioxidantes são alimentos que amenizam os sintomas da menopausa no sentido de auxiliar na transição hormonal pela qual a mulher passa. Além disso, os antioxidantes previnem o aparecimento de rugas e melhoram a sua disposição. Alguns alimentos ricos em antioxidantes:

  • Nozes
  • Manga
  • Frutos do Mar
  • Azeite de oliva

Além de poderosos antioxidantes, esses alimentos possuem alta carga de vitamina E, a qual ajuda e melhorar a hidratação da sua pele.

Ômega 3

Consumir ômega 3 auxilia na manutenção do colesterol ruim. Além disso, sabemos que esse ácido graxo é de alta importância para a manutenção de sintomas como ansiedade e depressão, muito comuns nesse período. Assim, o consumo de ômega 3 pode ser feito através de suplementação com acompanhamento médico, ou através da inserção de certos alimentos na sua dieta, como peixes com maior índice de gordura. Alguns alimentos ricos em ômega 3:

  • Salmão
  • Atum
  • Folhas verdes mais escuras como couve
  • Amendoim
Descasque mais, desembrulhe menos

A ingestão de alimentos processados diminui a quantidade de nutrientes que a comida possui, deixando pouco ou nada de nutrientes. Além disso, os alimentos processados agravam os sintomas da menopausa, isso porque geralmente são ricos em gorduras saturadas, os quais acentuam ainda mais os desequilíbrios hormonais.

Já os alimentos in natura oferecem fontes de vitaminas completas. Uma boa ideia é investir nos superalimentos para “turbinar” a sua alimentação durante a menopausa.

O mais importante para amenizar s sintomas da menopausa é se manter em contato com uma equipe qualificada para te auxiliar em todos os âmbitos nessa fase que, embora possa parecer assustadora, não precisa ser encarada desta forma. Caso você queira conversar, o que acha de marcarmos uma consulta? É só clicar aqui, te vejo lá!

Me acompanhe também nas redes! Instagram  Facebook  Youtube

 

Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2019. Todos os direitos reservados.