O que acontece no corpo feminino quando o estrogênio está baixo?

10/12/2021
O-que-acontece-no-corpo-feminino-quando-o-estrogenio-esta-baixo.jpg

Os hormônios são substâncias que atuam em diversas funções vitais do nosso corpo. No caso das mulheres, um dos mais importantes é o estrogênio. Por isso, quando a produção deste hormônio está fora do que é considerado normal, pode causar prejuízos à saúde. Mas você sabe quais são os sinais de estrogênio baixo?

Preparei este artigo para responder as suas principais dúvidas sobre o estrogênio e explicar melhor a importância dele para a sua saúde. Vamos lá? 

 

O que é e por que você deveria se preocupar com os sinais de estrogênio baixo:

O estrogênio é um dos hormônios mais importantes para a saúde das mulheres. Isso porque este hormônio atua no ciclo menstrual, na saúde óssea e cognitiva, assim como em outras funções vitais do corpo. 

Além disso, o estrogênio também é um dos responsáveis pelo desenvolvimento de características sexuais a partir da puberdade, como crescimento das mamas, por exemplo. 

Doutora, isso quer dizer que o estrogênio é produzido apenas por corpos femininos? A resposta é não! 

Um dos órgãos responsáveis pela produção do estrogênio é o útero. Por isso, este hormônio é produzido em maior quantidade no corpo de pessoas que menstruam. Mas na verdade, ele está presente no corpo de todos nós, inclusive de homens, crianças e de quem já passou pela menopausa. 

No caso de quem não tem ovários ativos, o estrogênio é produzido apenas em órgãos como tecido adiposo, fígado, glândula adrenal, ossos e até na pele. No homens, também é produzido nos testículos. 

 

Quais são os sinais de estrogênio baixo?

Se você não utiliza nenhum método contraceptivo com hormônios, como a pílula anticoncepcional, o seu ciclo menstrual acontece de forma normal. Esse processo inclui uma flutuação no nível de estrogênio no organismo, já que esse hormônio tem papel importante na preparação do corpo para receber uma gestação. 

Ou seja, se você não utiliza contraceptivo hormonal, o seu nível de estrogênio muda conforme a fase do ciclo menstrual em que você está. 

Quer saber mais sobre como isso funciona? Então clique aqui e confira um conteúdo especial que preparei para você conhecer melhor a função dos hormônios sexuais e entender o funcionamento do seu ciclo menstrual. 

Porém, existem alguns sintomas que podem ser sinais de estrogênio baixo fora desta condição. Por exemplo: um ciclo menstrual irregular ou a dificuldade de engravidar podem ser indicativos de que há algo com os níveis de estrogênio.

Com a chegada do climatério, a produção dos hormônios sexuais inicia um processo de queda gradual. Essa mudança impacta em muitas formas na rotina e na saúde das mulheres. Por isso, se você está passando pelo climatério, alguns sinais de que o seus níveis de estrogênio estão baixos podem ser:

  • Secura vaginal;
  • Ondas de calor;
  • Cansaço;
  • Insônia.

 

Impactos do estrogênio baixo na saúde

Além dos sintomas indesejados, níveis de estrogênio fora do normal também podem prejudicar a saúde, a qualidade de vida e a autoestima das mulheres. Alguns impactos do queda da produção de estrogênio podem incluir:

  • Tendência ao acúmulo de gordura abdominal e aumento do peso;
  • Oscilações no humor;
  • Maiores chances de infecções vaginais e no sistema urinário;
  • Queda de cabelo e ressecamento dos fios;
  • Aumento das chances de complicações cardiovasculares;
  • Rugas e linhas de expressão, pois a falta do hormônio pode deixar a pele mais ressecada;  
  • Problemas articulares e aumento do risco de osteoporose pelo enfraquecimento da massa muscular e óssea. 

Por isso, se você tem mais de 45 anos, está passando pelo climatério ou está vivendo o pós menopausa, fique atenta a sintomas como estes. Se você suspeita que os seus níveis de estrogênio estão baixos, procure ajuda do seu ginecologista. Ele poderá indicar quais exames devem ser feitos e avaliar a melhor forma de tratamento, que pode incluir mudanças nos hábitos de vida e a reposição hormonal.

 

Você sabe por que manter o equilíbrio hormonal é tão importante para a sua saúde? Clique aqui e descubra!

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a compreender melhor os sinais de estrogênio baixo e a importância deste hormônio para o seu organismo. Se você quer saber mais sobre este assunto, entre em contato comigo por aqui.

Você pode conferir mais conteúdos aqui do blog e me acompanhar também no Facebook e no Instagram

Até o próximo artigo!

Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2023. Todos os direitos reservados.