O que são miomas uterinos?

02/06/2022
O-que-sao-miomas-uterinos.jpg

Os miomas uterinos são tumores benignos causados por problemas hormonais que aumentam as fibras musculares, criando pequenos nódulos. 

Os miomas uterinos

Geralmente os tumores benignos aparecem durante a idade fértil de uma mulher. Nesse sentido, o mioma uterino é formado no tecido muscular e pode ser chamado também de fibrose. 

Agende sua consulta comigo

Por ser benigno, é bastante difícil que evolua para um quadro problemático. Porém, é importante se manter alerta para a existência dos miomas e manter uma rotina de exames com a sua ginecologista. 

O que causa o aparecimento de miomas

A causa dos miomas ainda não é muito clara. O que nós sabemos é que eles surgem quando células do tecido muscular começam a se multiplicar de forma exagerada. Por isso, é possível relacionar os miomas aos problemas hormonais. Nesse sentido, existem registros de um maior número de mulheres que fazem reposição hormonal apresentando miomas. 

Tipos de miomas

Existem três categorias de miomas que eu posso citar aqui:

  • Subseroso: é o tipo de mioma que surge na parte externa do útero
  • Intramural: esse tipo aparece dentro das paredes do útero 
  • Submucoso: se desenvolve dentro da cavidade uterina

Sintomas

O mais comum é o mioma não ter sintoma nenhum, porém, quando existe a presença de vários é possível que alguns sinais apareçam. Entre eles eu posso destacar as cólicas mais intensas, dor na relação sexual, prisão de ventre e até um período menstrual prolongado. 

Nesse sentido, sempre que possível, mantenha os seus exames em dia e um calendário de rotinas e check up com seu ginecologista. Assim você evita sustos ou problemas que são evitáveis. Se você busca entender mais sobre o universo da saúde da mulher, te convido a se inscrever no meu canal no youtube. Lá eu falo mais sobre saúde da mulher, menopausa e sexualidade!

 

ASSISTA: Atenção aos sinais da endometriose

Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2019. Todos os direitos reservados.