Os níveis de estradiol no humor da mulher

O nível do hormônio estradiol no organismo da mulher pode ser o responsável por grandes oscilações de humor. E essas oscilações geralmente ficam mais acentuadas durante a menopausa.
LEIA TAMBÉM: Osteoporose: por que é mais comum na menopausa?
Qual a função do estradiol?
Esse hormônio é produzido pelo folículo ovariano e é um importante regulador do seu ciclo menstrual. Mas além disso, o estradiol é um componente responsável por mais de 400 funções reparatórias no nosso corpo. Ele também é um componente excitatório, isso significa que o estradiol é responsável por nos deixar mais alegres e felizes. Para você entender melhor, olha só como funciona a relação do estradiol e a progesterona: enquanto a progesterona fica responsável por nos manter calmas e nos fazer dormir melhor, o estradiol é o contrário e nos mantém mais “para cima”.
Com a chegada da menopausa os dois hormônios oscilam até chegarem em níveis baixíssimos. Daí entram tanto os problemas para dormir e se manter calma (queda da progesterona), quanto os problemas associados à depressão e ansiedade (queda no estradiol).
BAIXE MEU E-BOOK GRATUITO: Como se preparar para a menopausa?
É possível aumentar o nível de estradiol
Sim! O caminho para isso é a reposição hormonal. Inclusive, tem um vídeo lá no meu canal explicando certinho como funciona esse processo, você pode conferir clicando aqui.
Com a reposição hormonal é possível não só regular o estradiol, mas também a progesterona. Mas além da reposição, manter uma alimentação balanceada – e principalmente variada – você consegue manter os níveis deste hormônio tão importante sempre em dia. Assim você garante uma alta qualidade de vida.
Inclusive, se você busca atendimento especializado para reposição hormonal e saúde da mulher, é só clicar nesse link e agendar uma avaliação comigo, te vejo lá!