Por que utilizar métodos contraceptivos não-hormonais? Quais são eles?

Os métodos contraceptivos não-hormonais têm ganho cada vez mais espaço na vida das mulheres. Isso tudo visto o aumento de casos de mulheres desenvolvendo diversos problemas de saúde devido ao uso de métodos como a pílula anticoncepcional.
Por exemplo, você sabia que mulheres que tomam anticoncepcionais têm até 4 vezes mais chances de desenvolverem trombose? Muito disso se dá ao fato de que esses medicamentos provocam alterações pró-coagulantes no organismo.
Por isso, cada vez mais médicos no mundo inteiro buscam alternativas mais seguras para prevenir gestações indesejadas. E neste artigo eu explico melhor quais as alternativas disponíveis!
O que são métodos contracepcionais não-hormonais?
Basicamente, estes são métodos de evitar uma gravidez, porém, sem provocarem alterações hormonais no organismo. Dessa forma, não existe a presença de efeitos adversos como o aumento de peso, acne ou alterações de humor.
Além disso, eles não apresentam riscos para a sua saúde, como o aumento das chances de desenvolvimento de câncer de colo de útero ou de mama e trombose.
Opções de métodos contraceptivos não-hormonais
Abaixo você pode conferir uma lista das melhores opções disponíveis:
- Camisinha/preservativo feminina e masculina: a camisinha é o contraceptivo mais antigo e até hoje o mais seguro! E você pode encontrá-lo em modelos com ou sem látex. Porém, embora a opção mais conhecida seja o preservativo masculino, as camisinhas femininas também existem e são igualmente seguras. Inclusive, usar preservativo segue sendo a única forma de prevenir a contaminação por ISTs em uma relação sexual.
- LARCS: Os métodos de Contracepção Reversível de Longa Duração são alternativas de longo prazo. Inclusive, estes são os métodos contraceptivos que mais gosto de indicar para minhas pacientes. E dentre eles posso destacar os dispositivos intrauterinos, DIU de cobre e implantes contraceptivos.
- Laqueadura: método contraceptivo também conhecido como ligadura de trompas. Este é um procedimento cirúrgico que consiste no corte das tubas uterinas para impossibilitar que os óvulos cheguem ao útero. A sua reversão raramente é possível.
- Vasectomia: similar à laqueadura, a vasectomia é um procedimento realizado no consultório médico e pode ser revertido. E ele tem o objetivo de impedir que os espermatozóides cheguem ao pênis.
Os contraceptivos foram – e ainda são – uma verdadeira revolução na saúde da mulher. São eles que nos possibilitam ter controle sobre nossas atividades reprodutivas. Assim, a atividade sexual pode ser algo prazeroso e sem o medo de uma gestação indesejada.
Por fim, gostaria de ressaltar aqui que métodos como a pílula do dia seguinte não são contraceptivos. Essa medicação é, na verdade, uma alternativa emergencial para evitar uma gestação. E ela deve ser usada apenas quando algum outro método contraceptivo falhar durante a relação.
E se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre saúde da mulher e longevidade saudável, me siga também nas redes sociais! Você me encontra no Facebook e no Instagram.