Principais exames indicados para uma gravidez segura

11/04/2022
Principais-exames-indicados-para-uma-gravidez-segura.jpg

Para uma gravidez segura e mais feliz, é de extrema importância que você saiba quais exames são indicados para essa fase. Isso porque, além de garantir a segurança da futura mamãe e do bebê, é com um acompanhamento adequado de que você irá conseguir compreender tudo o que está acontecendo com o seu corpo e mente. Dessa forma você passa por esse momento da forma mais feliz e saudável possível.

 

Principais exames indicados para a gravidez segura

Cada gravidez é única e o seu médico pode solicitar diversos exames. Mas alguns deles são obrigatórios em todas as gestações, vou listar eles abaixo:

 

  • Ultrassonografia do primeiro trimestre 

Geralmente ele é feito via transvaginal e tem objetivo de identificar se a gestação é tópica ou ectópica, como está o bebê, se há a possibilidade de serem gêmeos, medição do feto e avaliar o útero e ovário.

ASSISTA: A anatomia do ÚTERO interfere na FERTILIDADE?

  • Ultrassonografia obstétrica (trimestres 2 e 3)

Nessa etapa, os exames realizados no primeiro trimestre funcionam como parâmetro de normalidade do desenvolvimento do bebê. Esse exame é realizado em laboratório e pretende verificar a posição do feto, o seu peso e bem estar. Além disso, também verifica a qualidade da placenta, cordão umbilical e líquido amniótico.

  • Ultrassonografia obstétrica com dopplervelocimetria  

Esse exame é complementar à ultrassonografia obstétrica e avalia o ambiente vascular, tanto do bebê quanto da mamãe. Dessa forma, é possível identificar um crescimento prejudicado do bebê, por exemplo. 

  • Perfil biofísico fetal 

O exame busca avaliar o bem estar do bebê de uma maneira geral, através de 5 pontos específicos – os movimentos do corpo, o volume do líquido amniótico, tônus, a respiração do bebê e o coração. 

  • Cardiotocografia

A finalidade do exame é avaliar o bem estar cardíaco do bebê e é realizado a partir da 28° semana de gestação e a avaliação do coração é feita por 20 minutos. 

LEIA: OS PILARES DO ENVELHECIMENTO ATIVO 

Além desses exames acima, ainda existem diversas ultrassonografias que são feitas para verificar má formação no feto, verificação dos órgãos do bebê, as condições uterinas para o trabalho de parto, entre outros tópicos que garantem uma gestação segura.

Espero que esse artigo tenha ajudado a clarear as suas ideias sobre exames de pré-natal e o que esperar dessa parte da gestação. Se você gostou desse conteúdo, não esqueça de me seguir lá no Youtube e nas minhas redes sociais, te vejo lá!

 

Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2023. Todos os direitos reservados.