Quais são as causas do ressecamento vaginal?
O ressecamento vaginal tem várias causas: desde o uso de anticoncepcional até a menopausa. Neste artigo eu te explico quais as causa e como tratar essa secura.
As causas do ressecamento vaginal
Como eu falei na introdução, as causas do ressecamento são bem diversas. E ao contrário do que muita gente pensa, essa condição não atinge apenas mulheres no climatério.
LEIA TAMBÉM: Sedentarismo agrava os sintomas da menopausa?
- Alterações nos níveis de estrogênio
O estrogênio é o hormônio responsável por manter o tecido vaginal saudável e uma oscilação na sua produção pode ocasionar em ressecamento vaginal. Nesse sentido, existem momentos na vida da mulher em que essa oscilação é mais comum. Por exemplo, durante a amamentação, na menopausa, após cirurgia de retirada de ovários ou pelo uso de alguns remédios como aqueles que tratam a asma.
- Causas emocionais
Eu sempre digo que a relação sexual começa na mente, e quando passamos por algum tipo de trauma ou situação estressante, a secura pode aparecer. E sobre isso, o estresse e a depressão podem causar uma queda na sua libido, resultando em falta de lubrificação.
Existe vida sexual após o ressecamento vaginal?
Quando temos o cuidado correto, o ressecamento vaginal se torna apenas uma situação passageira!
O primeiro passo é conversar com o seu parceiro e com seu médico. Assim que a causa for definida e o tratamento iniciado, é só questão de tempo até a lubrificação voltar, e um grande aliado nesse momento é o lubrificante. Mas se você não gosta de usar por causa da textura oleosa, recomendo o uso de um a base de água e hidratante.
Se você está passando por um problema como o ressecamento vaginal e busca um atendimento especializado em saúde da mulher, o link para agendar uma consulta comigo está aqui abaixo: