Quando deve ser a primeira consulta no ginecologista?

07/06/2021
Quando-deve-ser-a-primeira-consulta-no-ginecologista-1200x800.jpg

Alguns acreditam que o melhor momento para a primeira consulta no ginecologista seja após a primeira menstruação. Outros acham que o correto é esperar o início da vida sexual. Mas será que existe uma idade ou momento certo para iniciar o acompanhamento ginecológico? Vou responder a esta pergunta no texto abaixo.

 

Qual a função do ginecologista?

O ginecologista é o médico especialista no cuidado com a saúde da mulher. Desta forma, ele é responsável por identificar e tratar doenças do sistema reprodutor, e das mamas. Por exemplo, é o ginecologista que faz o diagnóstico e orienta o tratamento da endometriose, da síndrome dos ovários policísticos, e de miomas e cistos.

Mas, além disso, o ginecologista também tem como função orientar métodos contraceptivos, auxiliar no planejamento familiar, e orientar o melhor tratamento para os sintomas da menopausa. 

Desta forma, podemos dizer que o papel do ginecologista vai além de consultas e exames. Ele é a principal fonte de informação sobre a saúde e o corpo feminino, e também o responsável por oferecer suporte fundamental no início da vida sexual das meninas. 

 

Por que a primeira consulta é tão importante? 

Infelizmente a primeira consulta no ginecologista ainda é motivo de tabu. Algumas pessoas pensam que este gesto de carinho e cuidado pode acelerar algum momento da vida da menina, como o início da vida sexual. 

Como sempre explico as minhas pacientes, durante a primeira consulta é realizada uma avaliação completa, para compreender a saúde da paciente de forma geral. Esse momento é muito importante para evitar futuras complicações. E, também, é uma forma de empoderar as meninas ao permitir que elas tenham conhecimento sobre o seu corpo e sobre como cuidar dele. 

Também é fundamental que este momento signifique um tempo de qualidade entre médico e paciente, pois muitos sintomas ginecológicos podem estar associados a alguma causa emocional. 

Para identificar estes casos, é preciso que nós, ginecologistas, possamos conhecer bem a pessoa que está sentada à nossa frente e, para isso, a paciente precisa se sentir confortável e a vontade com o seu médico. E isso vale para todas as idades, não apenas na primeira consulta!

 

Clique aqui e descubra quais fatores considerar ao escolher um ginecologista. 

 

Quando devo levar minha filha na primeira consulta no ginecologista?

A primeira consulta no ginecologista é um momento de avaliação da saúde da paciente, e também de orientação. Desta forma, o ideal é que não se espere o início da vida sexual para procurar o ginecologista. Também não se deve esperar o aparecimento de algum sintoma, incômodo, dor ou problema de saúde para procurar o acompanhamento médico.

A minha orientação é que os pais agendem uma consulta no ginecologista a partir da primeira menstruação, ou com o início da puberdade. Desta forma, o médico poderá orientar a menina sobre todas as mudanças que essa importante fase da vida traz para o corpo. Além de ensiná-la sobre cuidados com a saúde, prevenção de doenças, e também sobre como identificar e se proteger de possíveis abusos.

Quanto mais acolhida e informada a menina estiver, maiores as chances de se prevenir uma gravidez precoce ou complicações de saúde.

 

Você sabe como funciona o seu ciclo menstrual? Clique aqui e descubra como ele influencia na sua saúde.

 

Espero que este conteúdo tenha lhe ajudado a compreender a importância da primeira consulta com o ginecologista. Esse momento não deve ser visto com receio, mas como um marco na vida da menina e uma forma de empoderá-la e de garantir um futuro mais saudável. 

Você pode conferir mais conteúdos aqui do blog e me acompanhar também no Facebook, no Instagram e no Youtube

Até o próximo artigo!

Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2019. Todos os direitos reservados.