Quem tem endometriose pode engravidar?

11/03/2022
pexels-kindel-media-7298905-1200x676.jpg

Muitas pacientes minhas quando descobrem a endometriose querem saber se ainda podem engravidar. Mas essa situação é bem mais complexa que um simples “pode ou não pode”. Por isso, nesse artigo eu quero te explicar melhor como funciona a fertilidade em mulheres com endometriose. Vamos lá?

O que é a endometriose

A doença cronica conhecida como endometriose é uma condição em que o tecido que reveste a cavidade uterina, cresce para fora do útero. Esse tecido, chamado de endometrial, sempre se desenvolve no início do ciclo menstrual e serve para “acomodar” um possível embrião.

Quando uma mulher apresenta um quadro de endometriose, ela não consegue expelir o tecido ao fim do período reprodutivo. E esse problema acarreta em fortes dores e outros diversos problemas hormonais.

Inclusive, aqui no meu site tem uma página inteirinha dedicada a endometriose, você pode conferir clicando aqui.

Quem tem endometriose não consegue engravidar?

Na verdade, depende! Isso porque cerca de 40% das portadoras dessa condição de tornam inférteis. E a infertilidade acontece porque, como o tecido endometrial está fora do seu lugar correto, a anatomia do órgão reprodutor acaba sendo prejudicada. 

Então, na verdade, não é a endometriose em si que causa essa alta taxa de infertilidade, mas sim as alterações que ela causa no organismo.

Se você quiser entender mais sobre essas alterações anatômicas, tem um artigo aqui no meu site sobre, é só clicar aqui.

Espero ter te ajudado a entender um pouco mais sobre esse assunto! Vou te deixar também com um vídeo que eu já gravei sobre endometriose e fertilidade. Para você conferir é só clicar aqui . 

 

Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2019. Todos os direitos reservados.