Sedentarismo agrava os sintomas da menopausa?

20/06/2022
Sedentarismo-agrava-os-sintomas-da-menopausa.jpg

Quem me segue nas redes e no youtube já sabe: sedentarismo é uma palavra proibida para as mulheres que passam pela menopausa. E falando em youtube, lá no meu canal tem uma playlist dedicada só para essa fase da vida, vale a pena conferir.

O problema do sedentarismo

O sedentarismo é um dos maiores problemas que a gente enfrenta com o passar dos anos. E olha só que complicada é essa relação: se durante a juventude não desenvolvermos o hábito da atividade física, adquirir esse hábito mais pra frente na vida fica cada ano mais difícil.

Leia também: Como diagnosticar menopausa precoce?

Isso acontece porque o nosso corpo se acostuma a falta de exercício, e quanto menos exercício, pior a nossa saúde. Mas se você ainda não está convencido, olha só uma amostra dos problemas que agravam ou surgem com a falta de atividade física para mulheres na menopausa:

  • Inchaço
  • Aumento de peso
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Cansaço
  • Problemas de humor 
  • Baixa libido

Em linhas gerais, todos os sintomas da menopausa se agravam com a falta de atividade física.

 

Como vencer o sedentarismo

Não tem outra palavra pra usar aqui, minha gente: sedentarismo é um problema e um problema grave. Ainda mais se você está se aproximando dos 40 ou 50 anos. E eu sei como é tentador a gente passar horas vendo vídeos no Instagram e no Youtube, e de como a gente se perde no tempo com facilidade. Por isso, a primeira coisa que eu quero te dizer é que para vencer o sedentarismo você precisa de um cronograma.

Ter um cronograma te ajuda de duas formas: a primeira delas é tornar a atividade física um compromisso. Isso porque, principalmente no início, o nosso corpo não vai querer se exercitar. Cientificamente a gente entende isso como uma maneira do nosso corpo de preservar energia e isso é uma marca dos tempos primitivos, em que os seres humanos precisavam caçar para comer. Só que a nossa vida mudou e nós não precisamos mais nos manter inertes para preservar energia e calorias. Por isso, ter um cronograma vai te ajudar a espantar essa “preguiça” e levar o exercício como uma prática séria. 

A segunda coisa vai mudar se você tiver um cronograma, é a perda de tanto tempo em mídias sociais. Por exemplo, quando você está em casa de noite, é muito fácil você abrir o celular às 18h30 e quando você se dá conta são 22h e você ainda está fazendo a mesma coisa. Tendo um cronograma, você vai ter hora pra fazer isso e hora para se exercitar e manter a sua qualidade de vida.

Outra coisa que pode te ajudar a criar uma rotina de exercícios físicos é me seguir lá no meu Instagram! Lá eu compartilho como é a minha rotina de exercícios, mas além disso, também tenho várias seguidoras que estão nessa mesma fase tentando criar suas próprias rotinas mais saudáveis. Nesse sentido, todas nós criamos uma pequena rede de apoio e incentivos para mais mulheres deixarem o sedentarismo de lado. O link para me seguir está logo abaixo, te vejo lá!

Instagram      YouTube

Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2023. Todos os direitos reservados.