Dia Nacional de luta pela redução da mortalidade materna!

28/05/2019 0
mortalidade-1200x1200.png

A maioria das mortes maternas é evitável!
Os cuidados com a saúde materna, para prevenir ou administrar complicações, já são bem conhecidos. Todas as mulheres precisam ter acesso a cuidados pré-natais, durante a gestação, cuidados capacitados, durante o parto, e cuidados e apoio nas semanas após o parto.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade materna já vinha mal nos últimos anos: depois de cair 56% desde 1990, teve leve alta em 2013. Voltou a cair em 2015, num sinal de estabilização, e teve nova alta em 2016, último ano com dados oficiais consolidados.
É particularmente importante que todos os partos sejam assistidos por profissionais de saúde qualificados, uma vez que o tratamento oportuno pode fazer a diferença entre a vida e a morte da mãe e do bebê.
A pré-eclâmpsia deve ser detectada e adequadamente tratada antes do início das convulsões (eclâmpsia) e outras complicações potencialmente fatais. Administrar drogas como sulfato de magnésio a pacientes com pré-eclâmpsia pode diminuir o risco de eclâmpsia.
A hemorragia grave após o nascimento pode matar uma mulher saudável em poucas horas, caso ela não seja atendida adequadamente. O uso de oxitocina logo após o parto é uma medida eficaz que previne até 60 % dos casos de hemorragia puerperal.
A infecção após o parto pode ser eliminada se uma boa higiene for praticada e se seus primeiros sinais forem reconhecidos e tratados, de imediato.
Para evitar mortes maternas, também é vital prevenir gestações indesejadas e precoces. Todas as mulheres, incluindo adolescentes, precisam ter acesso a métodos contraceptivos e a serviços que realizem abortos seguros, na medida em que a legislação permita, e uma atenção qualificada após o aborto.
No link abaixo, da OMS (Organização Mundial de Saúde), você encontra informações preciosas, sobre o combate à mortalidade materna:

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5741:folha-informativa-mortalidade-materna&Itemid=820

 

Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2023. Todos os direitos reservados.