O que é menopausa precoce e como diagnosticar?

02/03/2021
o-que-e-menopausa-precoce-e-como-diagnosticar-1.jpg

Às vezes, as mulheres podem sentir sensações estranhas no corpo e se questionar se não se trata da menopausa precoce. Afinal de contas, os sintomas são bastante parecidos com os vividos quando se chega a essa fase da vida.

 

A menopausa é o período da vida da mulher em que os períodos menstruais cessam. É definida clinicamente como a ausência de períodos menstruais por 12 meses consecutivos.

 

A idade média da menopausa natural é entre os 45 e 55 anos, mas às vezes, pode ocorrer mais cedo devido a doenças, fatores genéticos ou cirurgia. Também há uma grande variação entre as mulheres em relação ao período normal da menopausa.

 

Mas o que é a menopausa precoce?

A menopausa quando acontece antes dos 40 anos é considerada uma menopausa precoce ou prematura. Uma das causas médicas conhecidas é a falência ovariana prematura.

 

Tecnicamente, falência ovariana prematura não é o mesmo que menopausa prematura. Na falência ovariana prematura, os ovários param de funcionar normalmente antes dos 40 anos. Mulheres com essa condição ainda podem ocasionalmente ter períodos menstruais, mas geralmente apresentam infertilidade. 

 

A insuficiência ovariana prematura geralmente é acompanhada pela insuficiência ovariana primária e pelos sintomas da menopausa prematura.

 

Quais as causas?

A menopausa precoce  também pode ser causada por tratamentos para câncer ou outras condições que envolvem quimioterapia e/ou radioterapia na pelve. Esses tratamentos podem danificar os ovários e resultar em falência ovariana.

 

A cirurgia para remover os ovários, seja para doenças benignas ou malignas, resulta em menopausa precoce se ambos os ovários forem removidos. A cirurgia para remover o útero resulta na menopausa apenas no sentido de que o sangramento menstrual não ocorre. Nesse caso, os ovários continuarão a produzir hormônios.

 

Outras causas pouco frequentes que podem levar à menopausa precoce incluem medicamentos, doenças crônicas, tumores hipofisários e hipotalâmicos, distúrbios psiquiátricos e outras condições relativamente raras ou indefinidas.

 

Os sintomas da menopausa precoce

Os sintomas da menopausa precoce podem ser percebidos como problemas físicos, distúrbios emocionais ou problemas associados ao funcionamento sexual. Além disso, os sintomas são os da menopausa típica e podem incluir:

 

  • Mudanças de humor
  • Secura vaginal
  • Mudanças na cognição e memória
  • Ondas de calor
  • Desejo diminuído de sexo
  • Distúrbios do sono
  • Ganho de peso
  • Suor noturno
  • Dor vaginal durante a relação sexual

 

Os períodos menstruais irregulares geralmente precedem a menopausa e podem começar anos antes de os períodos realmente cessarem.

 

Como é feito o diagnóstico?

Não são necessários exames especiais para determinar a ausência de períodos menstruais, mas às vezes as mulheres começam a ter sintomas de menopausa e períodos irregulares.

 

Nesse ponto, é importante consultar um médico. Eles podem pedir testes para determinar sua função ovariana. Por exemplo, testes podem ser feitos para descartar gravidez ou outras causas de perda de menstruação, como certas doenças da tireóide. 

 

Além disso, o nível de hormônio folículo-estimulante (FSH) é frequentemente medido no sangue para determinar se uma mulher está se aproximando da menopausa e para verificar o estado funcional de seus ovários. 

 

O FSH estimula os ovários a produzirem estrogênio, então os níveis desse hormônio aumentam quando os níveis de estrogênio caem. Níveis de FSH acima de 40 mIU / ml é diagnóstico da menopausa. Os níveis de hormônios ovarianos, como o estradiol, também são ser medidos, pois níveis baixos (níveis menores que 32 pg / ml) são sugestivos de menopausa.

 

Há tratamento?

Não existe tratamento que possa reverter ou prevenir a menopausa precoce. No entanto, as mulheres que atingiram a menopausa têm opções de tratamento que podem ajudar a controlar os sintomas desagradáveis.

 

Entre eles estão a reposição hormonal, a mudança no estilo de vida, uma mudança na alimentação — ao incluir alimentos que estimulam a produção de estrogênio —, a prática de atividades físicas, entre outros.

 

Esteja atenta aos sinais do corpo. Apesar de não ser tão comum, a menopausa precoce é uma realidade e caso perceba que possa estar passando por esse momento, procure seu médico. Ele saberá diagnosticar com exatidão suas causas e indicar tratamentos que aliviem os sintomas. 

 

Portanto, se gostou do artigo sobre menopausa precoce, me siga nas redes sociais. Tenho canais no Facebook, Instagram e Youtube repleto de dicas para sua melhor qualidade de vida.

 

Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2023. Todos os direitos reservados.