Quais vacinas a gestante deve tomar?

29/07/2019 0
vacina_blog-1200x865.jpg

Talvez não seja do conhecimento de todas as gestantes, mas, é necessário atualizar a caderneta de vacinação durante a gestação. As vacinas que são recomendadas, inclusive pelo Ministério da Saúde, são:

Influenza (gripe) – É uma das mais importantes, inclusive foi desenvolvida justamente para as gestantes que tem seu sistema imunológico enfraquecido para não agredir os antígenos (partículas capazes de deflagrar reações imune) próprios do feto e, dessa forma, o organismo responde às infecções de forma mais lenta. Além de proteger a mulher da gripe normal, também é eficaz na prevenção de quadros mais graves, como internações por bronquite, pneumonias e até a morte. A gestante pode tomar a vacina em qualquer momento da gestação ou, caso não seja possível ao longo da mesma, até 45 dias após o nascimento do bebê. A dose é única.

Tríplice Bacteriana (dTpa-Difteria, Tétano e Coqueluche) – Também conhecida como dTpa adulto, como seria de se esperar, o Ministério da Saúde recomenda esta vacina para todas as gestações, com o intuito de proteger contra difteria, tétano e coqueluche. Um dado atual alarmante é o de que 87% dos casos de coqueluche no Brasil são em crianças menores de seis meses e, como a vacina protege a gestante e também transfere anticorpos ao feto, os bebês estarão protegidos, nos primeiros meses de vida. Esta também é aplicada em dose única, a partir da 20ª semana de gestação, garantindo a imunização contra os agentes causadores das três doenças. Caso não seja possível tomar a vacina durante a gestação, ainda poderá ser aplicada até 40 dias após o parto.

Hepatite B – Outra que é de extrema importância. Nos casos em que ocorre a transmissão perinatal, quase 25% das crianças contaminadas desenvolverão infecção hepática crônica e podem vir a morrer de carcinoma hepato-celular (um tipo de câncer que acomete o fígado) ou de uma cirrose. A vacinação contra Hepatite B está no calendário oficial infantil e, em geral, quem toma as três doses já está protegido por toda a vida. Entretanto, é fundamental que toda mulher que decide ser mãe tenha certeza de que foi vacinada, até mesmo antes de engravidar. Caso esteja ciente de não ter tomado as três doses ou não tenha certeza se tomou, deverá realizar a sorologia da doença para se certificar de que está imunizada. A vacina é administrada em 3 doses, preferencialmente a partir do segundo trimestre da gestação, e é gratuita nos postos de saúde. Se a gestante já foi vacinada anteriormente, o reforço na gestação não é necessário.

ATENÇÃO: Quando há o planejamento da gravidez, a tentante pode ser vacinada o quanto antes para as vacinas citadas acima. Porém, é importante lembrar que não existem qualquer contraindicações dessas vacinas em gestantes.

Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2023. Todos os direitos reservados.