5 sinais da menopausa precoce

08/09/2022
5-sinais-da-menopausa-precoce-1200x800.jpg

A menopausa precoce é a falência prematura dos ovários, ou seja: o fim antecipado da nossa vida reprodutiva. E os motivos para isso acontecer são diversos, desde fatores genéticos até estilo de vida.

agende uma consulta comigo

Continue a leitura e conheça os cinco principais sinais da menopausa precoce aos quais devemos ficar alertas. 

Como é a menopausa precoce?

O mais comum é as mulheres entrarem no climatério em torno dos 40 até 50 anos. Porém, algumas mulheres relatam começarem a sentir os sintomas muito mais jovens, por volta dos 35 anos. 

 

Antes de mais nada, precisamos esclarecer que a menopausa precoce corresponde a última menstruação da mulher fora da idade comum em que deveria acontecer. 

 

Porém, antes da menopausa em si, essa mulher entrará em fase de climatério. 

 

Ou seja, o que chamamos de menopausa precoce começa com um climatério precoce, por volta dos 35 anos de idade. 

 

Logo, a mulher começa a sentir alterações na regularidade da sua menstruação, oscilações no humor e dificuldade em ter uma boa noite de sono. O grande problema aqui é que, por não ser comum a chegada do climatério nessa idade, a essa paciente pode pensar estar sofrendo de sintomas de alguma doença. 

 

Por isso é tão importante que você mantenha consultas de rotina com a sua ginecologista. Isso irá facilitar o diagnóstico, visto que ela já terá acesso ao seu histórico e conhece os seus hábitos. 

Quais os sinais da menopausa precoce? 

Como eu citei anteriormente, eles são iguais ao da menopausa e do climatério regular. Com a única diferença sendo a idade em que a mulher entra nessa fase. Todos os sintomas que despertam nesse momento são resultados das alterações hormonais. 

 

Durante o climatério o estrogênio e a progesterona começam a oscilar sua produção, baixando e aumentando ao longo dos meses. E quando a sua produção praticamente cessa por completo é que chegamos à menopausa.

 

  • Irregularidade na menstruação:

O sinal mais clássico é a irregularidade na menstruação. Importante ressaltarmos aqui que a mulher só atinge a menopausa quando há ausência total de menstruação por 12 meses consecutivos.  

 

Esse sinal é muitas vezes desconsiderado, mas é um sinal importantíssimo. Ele começa a aparecer quando os níveis de estrogênio caem, os quais desempenham um papel importante na regulação do nosso sono. Logo, as nossas tendências à insônia aumentam. 

 

  • Mudanças de humor

O nosso humor geralmente sofre alterações ao longo do ciclo menstrual, porém as alterações que acompanham a chegada do climatério são mais acentuadas. Além disso, quando falamos em menopausa precoce, podem acontecer episódios de raiva ou de choro bastante intensos.

 

  • Queda de libido 

Assim como o humor, a nossa libido também sofre alterações dependendo do ciclo menstrual. Na menopausa precoce isso acontece de forma mais repentina, podendo vir acompanhada de uma secura vaginal. 

 

  • Sintomas depressivos 

Nesse ponto aqui é importante compreendermos que os sintomas depressivos são diferentes das oscilações de humor que comentei acima. 

Enquanto as mudanças de humor acontecem de forma um pouco mais repentina, os sintomas depressivos podem nos acompanhar por dias. Embora os dois sejam semelhantes, não são a mesma coisa.

 

Além disso, os sintomas depressivos precisam de uma atenção especial. Geralmente eu indico que minhas pacientes tenham na sua rotina visitas semanais ao seu psicólogo. Pois ele poderá te ajudar a compreender os significados dessa nova fase da sua vida. 

O que fazer se você desconfia que está entrando na menopausa precoce?

O primeiro passo é conversar com a sua médica e ter um diagnóstico afirmativo. 

 

Eu sei que pode ser muito assustador receber o diagnóstico de que você está, de fato, entrando no climatério, principalmente em uma fase na qual você não esperava recebê-lo. 

 

Mas eu com a orientação correta e a aposta em novas estratégias de autocuidado, é possível passar pela menopausa e o climatério de forma mais leve e feliz. 

 

E se você está entrando nessa fase e quer entender melhor como tudo irá funcionar, recomendo que você conheça o meu canal no youtube! Lá eu compartilho semanalmente conteúdos relacionados a saúde da mulher, climatério e menopausa e longevidade saudável.

 

CONHEÇA O MEU CANAL NO YOUTUBE 

 

 

Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2023. Todos os direitos reservados.