Gestação x COVID-19 – O Que Já Sabemos

26/03/2020
BLOG-2.png

Há pouco mais de uma semana, uma notícia chamou a atenção e preocupou gestantes, no mundo todo: um recém-nascido, em Londres, foi testado logo após o parto e foi confirmado como o mais jovem infectado pelo Coronavírus. A mãe passou por uma pneumonia na reta final da gravidez e também testou positivo. As pesquisas ainda são muito recentes e não é possível concluir se o COVID-19 pode ser passado de mãe para filho, durante a gestação. De qualquer forma, é fundamental manter as futuras mamães bem informadas nesse momento.

Existem muitas dúvidas e poucas informações conclusivas, também, sobre a amamentação. Mais uma vez, vale o que já é comprovado: o leite materno é importante para que o bebê tenha um desenvolvimento saudável. Então, não deixe de amamentar se estiver com suspeita ou até mesmo se for diagnostica com o COVID-19. Use uma máscara, esteja higienizada e mantenha o cuidado e o amor que toda mãe tem pelos seus filhos!

Um fato importante é que as gestantes passam por mudanças no corpo que as deixam mais suscetíveis a contrair infecções. Sendo assim, cuidados redobrados! E os cuidados são os mesmos que todos devem ter: lavar as mãos com frequência, evitar ao máximo contato da mão com olhos, boca e nariz, higienizar todo objeto que possa ter tido contato com alguém infectado e, sempre que possível, isolamento social! Ficar em casa e se cuidar, para garantir a saúde do bebê!

E lembre-se: por maiores que sejam as preocupações de todos com o momento que estamos vivendo, manter-se tranquila e otimista só fará bem a você mesma e ao bebê. Foco nessa nova vida que está chegando, pra alegrar e iluminar a vida de todos ao seu redor!

Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2023. Todos os direitos reservados.