Dicas para acabar com o cansaço na menopausa

10/10/2022
Dicas-para-acabar-com-o-cansaco-na-menopausa-2-1200x800.jpg

O cansaço e falta de energia são algumas das queixas mais comuns em pacientes que se aproximam da chegada da menopausa. E embora esse sintoma seja causado pelas diversas alterações hormonais que o seu corpo está passando, isso não significa que se sentir cansada o tempo todo seja normal. 

 

Antes de falarmos mais sobre de onde vem esse cansaço e sobre como é possível deixá-lo para trás, precisamos entender que independente da fase da vida em que nos encontramos, podemos nos sentir indispostos. Porém, isso é visto como um sintoma, não como algo normal. 

 

Logo, precisamos pensar da mesma forma sobre o climatério e a menopausa. Esse cansaço que nós sentimos com a chegada do fim da fase reprodutiva precisa ser compreendido como um sintoma de que algo não está funcionando bem no organismo. 

 

Neste artigo você poderá entender que o cansaço na menopausa, assim como os outros sintomas, têm tratamento! 

 

Por que sentimos tanto cansaço na menopausa?

Os nossos hormônios são grandes responsáveis por regular a forma como as células usam sua energia. Logo, quando começam as quedas de estrogênio e progesterona, começam também os distúrbios envolvendo a nossa energia. 

 

É por isso, por exemplo, que você pode se sentir cansada mesmo após uma boa noite de sono. 

 

Mas ainda falando sobre sono e cansaço, durante o climatério um dos sintomas que afeta diretamente nossa disposição é a insônia. 

 

Também ocasionada pelas quedas hormonais, a insônia pode fazer você dormir pouco – ou nem dormir – durante a noite. Além disso, ela também pode fazer com que as poucas horas que você consegue dormir sejam de baixa qualidade. 

 

Tudo isso reflete na sua disposição durante o dia.

Como acabar com o cansaço na menopausa?

A primeira coisa para dar adeus aos cansaço excessivo na menopausa e no climatério é conversar com o seu médico. Geralmente é possível fazer a reposição hormonal para melhorar esse sintomas e os outros que você pode experienciar. 

 

Mas se engana quem pensa que o tratamento deve ser apenas medicamentoso. Na verdade, uma parte fundamental são os cuidados com a saúde através dos hábitos de vida. 

 

Nesse sentido, precisamos nos manter fisicamente ativas. Visto que exercícios físicos melhoram a nossa disposição e ainda previnem doenças muito comuns – e perigosas – na menopausa, como a sarcopenia. 

 

Outro ponto é comer bem, ou seja: descascar mais e desembalar menos! Eu sempre falo que uma vida com disposição começa no prato, com escolhas diversas, naturais e levando em conta as necessidades nutricionais do seu corpo. 

Leia também::: Sedentarismo agrava os sintomas da menopausa?

Uma coisa interessante de pontuar aqui, é que comidas ultraprocessadas, ricas em gorduras ruins, açúcares e sal, contribuem muito para aumentar a sensação de cansaço. Por isso, quando der vontade de comer um doce ou um salgado, prefira algo que você mesma faça em casa, como uma salada de frutas, por exemplo. 

 

Cansaço, dores, problemas para dormir e mudanças de humor não são “normais”. Eles são sintomas das mudanças pelas quais você está passando, e você não precisa aprender a conviver com eles. Na verdade, eu sempre indico que as mulheres procurem uma boa equipe médica que as ajude recuperar a sua qualidade de vida. 

 

Espero que este artigo tenha respondido suas dúvidas, mas se você quiser saber mais sobre qualidade de vida na menopausa, saúde da mulher e longevidade saudável, eu irei deixei abaixo o meu canal no youtube! Lá eu tenho playlists exclusivas falando sobre todos esses assuntos. 

Meu canal no youtube

Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2023. Todos os direitos reservados.