O que as mulheres na menopausa precisam saber sobre câncer

21/09/2022
O-que-as-mulheres-na-menopausa-precisam-saber-sobre-cancer-1200x800.jpg

 

O outubro rosa é uma campanha federal que visa conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico e da prevenção ao câncer de mama. E se você está no climatério ou passando pela menopausa, existem alguns pontos aos quais você precisa se atentar para garantir sua segurança nessa etapa da vida. 

 

Ainda, existem alguns mitos que rondam o tema em relação à menopausa e ao climatério. Por isso, neste artigo irei explicar o que você precisa saber sobre fatores de risco de câncer de mama para mulheres climatéricas. 

 

É verdade que mulheres na menopausa têm mais chances de ter câncer de mama?

Antes de mais nada, precisamos entender que as chances de desenvolvermos qualquer tipo de câncer aumenta com o passar dos anos. Isso acontece porque o câncer é, basicamente, a multiplicação desordenada de células anormais. E as chances de essas multiplicações acontecerem vão aumentando conforme o tempo passa. 

 

Porém, é verdade que as mulheres têm mais chances de desenvolver câncer de mama após os 40 anos de idade. Inclusive, a maior parte dos casos acontece nesta faixa etária. 

 

Além disso, a reposição hormonal pode ser um fator de risco quando feita por mais de 4 anos. Por isso, é imperativo que a mulher complete o esquema de exames de rotina e mantenha suas visitas regulares ao ginecologista. 

Leia também::: Cistos mamários na menopausa são mais comuns do que parece

Como prevenir o câncer de mama?

Até os 40 anos a prevenção é feita através de hábitos saudáveis: consumir alimentos naturais, ter uma rotina de exercícios físicos, cuidar da mente e manter seus exames de sangue e consultas médicas em dia. 

 

Ainda, a partir dos 20 anos de idade eu já recomendo que minhas pacientes façam o autoexame de mama no primeiro dia de menstruação de cada mês. Inclusive, cerca de 80% dos casos de câncer de mama são descobertos pela própria mulher no autoexame. 

 

Já as mamografias devem respeitar a seguinte periodicidade: 

 

  • Até os 44 anos você pode fazer mamografias preventivas se assim o desejar;
  • A partir dos 45 e até os 54 você deve fazer mamografia todos os anos;
  • Mulheres acima dos 55 anos devem mudar para mamografias a cada dois anos ou manter a triagem anual;

Câncer de mama: quais as chances de recuperação? 

Quanto mais cedo você descobrir, maiores são as chances de você se recuperar totalmente! 

Só para você ter noção, ao ser diagnosticado em estágio inicial – quando você só percebe uma pequena bolinha no seio – as chances de recuperação chegam a 95%. 

Por isso, nós, profissionais da saúde da mulher, salientamos tanto a necessidade de você fazer o autoexame, por isso: se toca, mulher!

Como fazer o autoexame de mamas

Se você ainda não fez o autoexame este mês, a hora é agora: primeiramente, você precisa estar sem roupas na parte de cima do corpo. 

 

Em pé, levante um dos seus braços e apoie-o sobre a cabeça. Com a outra mão, vá “caminhando” pelo seu seio com a ponta dos dedos, análise devagar cada parte da mama. Também, faça movimentos circulares, de cima para baixo e depois, repita os movimentos na outra mama. 

Este mês é um marco na história das mulheres, muito importante para lembrarmos da importância em cuidarmos da nossa saúde e ouvirmos os sinais que nosso corpo envia. 

Disto isso, não esqueça de fazer suas mamografias preventivas, o autoexame e cuidar da sua saúde, porque prevenir é o melhor remédio!

 

CURTA MINHA PÁGINA NO FACEBOOK  |  SIGA MEU PERFIL NO INSTAGRAM 

 

Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2023. Todos os direitos reservados.