O tratamento para endometriose além dos hormônios

22/08/2022
O-tratamento-para-endometriose-alem-dos-hormonios-1200x801.jpg

O tratamento inicial da endometriose é geralmente feito através de hormônios, para diminuir sintomas como dor e melhorar a qualidade de vida da mulher. Porém, existem formas de potencializar os seus resultados.

A endometriose

Endometriose é uma doença inflamatória crônica que causa um crescimento do tecido endometrial para fora do útero. Esse crescimento resulta em dor pélvica, cólicas, sangramento e dor na relação sexual. 

Leia também::: O que é a endometriose 

A sua causa ainda não é conhecida e ela também não tem cura, mas tem tratamento. O mais comum, em casos iniciais, é o tratamento hormonal. Nesses casos, são indicados tratamentos hormonais combinados a progesterona para inviabilizar a menstruação. 

Tratamento hormonal é só pílula?

Aqui eu gostaria de desmentir essa história de que o tratamento de endometriose deve ser sempre feito através da pílula anticoncepcional. Na verdade,  esse tipo de contraceptivo não trata a endometriose e pior ainda: mascara os seus sintomas. 

Isso acontece porque a pílula contém o hormônio estrogênio ao invés de ter ação anti-estrogênica necessária para o tratamento da endometriose. 

Além dos tratamentos hormonais 

Nesse sentido, além dos tratamentos hormonais, existem outras formas que podem ajudar a amenizar os sintomas da endometriose:

  • Fisioterapia: a fisioterapia pélvica pode ajuda no combate às dores e melhorar a vida sexual através do fortalecimento do assoalho pélvico
  • Exercícios físicos: exercícios aeróbicos auxiliam em uma melhora do metabolismo e fortalecimento do sistema imunológico.

Além disso, nutrir o seu corpo da forma correta pode fazer “milagres” contra os sintomas da endometriose.

A alimentação como aliado no combate à endometriose

Eu gosto de falar que o primeiro passo do tratamento de qualquer doença começa no prato. Comer alimentos naturais e não processados é sempre a melhor forma de dar o combustível necessário ao corpo para combater doenças. 

E no caso da endometriose não é diferente. Os alimentos processados, aqueles que a gente só precisa esquentar ou tirar da embalagem, são cheios de ingredientes que causam inflamação no seu corpo. E esse tipo de efeito é sentido com ainda mais força em mulheres portadoras de endometriose. 

Portanto, invista em uma alimentação natural e balanceada. Inclusive, é interessante que você consulte um profissional da nutrição para te ajudar a criar o melhor plano alimentar possível. 

Busque tratamento

Cada organismo é único e por isso precisa de uma atenção especial às suas particularidades. Por isso, é imprescindível que você busque um profissional na área da ginecologia especializado em endometriose. 

Aqui na Nova Vitta, minha clínica, nós podemos te ajudar. Eu sou especialista em endometriose e já ajudei diversas mulheres com essa condição a recuperarem sua qualidade de vida. Para agendar uma consulta comigo, é só clicar no link abaixo, te vejo lá!

AGENDE SUA CONSULTA

Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2023. Todos os direitos reservados.