Como fica a memória na menopausa?

03/11/2022
Como-fica-a-memoria-na-menopausa-1200x800.jpg

A memória é uma das áreas afetadas pelos sintomas do climatério e menopausa. Nesse sentido, as mulheres podem sofrer com esquecimentos frequentes, dificuldade em se organizar e queda acentuada na produtividade. 

 

Antigamente, muitos médicos consideravam as mulheres como senis por passarem por este sintoma. E isso ainda é algo que assusta muitas das minhas pacientes que se aproximam dos 40 anos. 

 

Mas hoje em dia já é possível amenizar este e outros sintomas tão desconfortáveis durante a menopausa. Continue essa leitura para entender como a nossa memória é afetada durante a menopausa. 

A memória na menopausa 

A principal causa da falta de memória está ligada à queda do estrogênio no organismo. 

 

Quando envelhecemos, os ovários vão parando de funcionar, diminuindo sua produção até pararem completamente. Logo, o corpo responde a isso reduzindo a quantidade de estrogênio porque o hormônio não é mais necessário para a reprodução.

 

Nesse sentido, o estrogênio aumenta a concentração de uma enzima necessária para sintetizar a acetilcolina, uma substância química do cérebro que é fundamental para a memória. Esse hormônio também é o responsável pela comunicação entre os neurônios no hipocampo, uma área do cérebro importante para a memória verbal.

 

Esse tipo de problema relacionado à memória tende a agravar as oscilações de humor e os sintomas depressivos nas mulheres, algo bastante perigoso. Porém, terapias de reposição hormonal têm o poder de devolver a sua qualidade de vida. 

Como melhorar a memória na menopausa

O início da reposição hormonal na perimenopausa pode ter efeitos positivos na atividade cerebral e na função da memória. Porém, o início da reposição hormonal na menopausa tardia pode ter efeitos adversos no cérebro e aumentar o risco de distúrbios como a doença de Alzheimer. 

 

Dito isso, a mulher precisa ter um acompanhamento ginecológico anual para começar a se preparar para a menopausa antes de os sintomas se agravarem. Isso garante um melhor aproveitamento do tratamento e melhores chances de você não prejudicar o seu cérebro. 

 

Por isso, como eu sempre digo, manter a saúde durante a menopausa começa muito antes de os sintomas aparecerem e apostar em bons hábitos é fundamental. 

Você também pode gostar::: 5 mitos sobre a reposição hormonal 

Adotar hábitos como a leitura e até mesmo jogos que estimulem a cognição são ótimos aliados. E combinar isso com alimentos ricos em ômega-3, evitar ultraprocessados e manter uma rotina de atividades físicas potencializa ainda mais o seus resultados.

 

Se você está passando pela menopausa e quer entender melhor como isso afeta todo o seu organismo, recomendo a leitura do meu e-book “A vida da mulher na menopausa”. Para fazer a leitura é só clicar no link abaixo! 

Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2023. Todos os direitos reservados.