Qual a função da progesterona na gravidez?

24/10/2022
qual-a-funcao-da-progesterona-na-gravidez-1200x800.jpg

A progesterona é o principal hormônio que atua na gravidez. E os seus níveis precisam ser monitorados para garantir uma gestação segura, tanto para a mãe quanto para o bebe. 

 

Qual a função da progesterona na gravidez?

A progesterona é o hormônio sexual feminino que tem como suas principais funções manter a gestação, preparar o corpo para a concepção e regular o ciclo menstrual. 

 

Esse hormônio é produzido pelos ovários, glândula adrenal e, a partir da 12° semana de gestação, pela placenta. Nos ovários, produzimos progesterona no corpo lúteo. 

 

Nesse sentido, ela prepara a parede do útero para que o revestimento aceite um óvulo fertilizado e para que ele se desenvolva. A progesterona também inibe as contrações musculares do útero que fariam com que a parede rejeitasse o óvulo. É por isso que dizemos que ela é a principal responsável por manter a gestação. 

 

Ainda, o óvulo fertilizado que chega ao útero forma a placenta e ela passa também a produzir progesterona durante a gravidez. 

 

Além disso, é esse o hormônio que prepara as glândulas mamárias para começarem a produzir leite.

Você pode gostar também::: Atividade física durante a gestação

A importância de medir os níveis de progesterona

Durante a gestação é muito importante que a mulher mantenha rotinas de exames para verificar a concentração de progesterona no organismo. Visto que, tanto níveis altos quanto níveis baixos são nocivos para a saúde da mãe e do bebê. 

 

O excesso de progesterona: os seus principais sintomas incluem dores persistentes dos seios, cansaço, falta de libido, secura vaginal, retenção de líquidos. Esse excesso do hormônio pode indicar a presença de cistos, câncer e problemas nas glândulas suprarrenais. 

Pouca progesterona: níveis baixos desse hormônio podem causar ganho de peso, oscilações de humor, gravidez ectópica e até mesmo perdas gestacionais. 

 

Em alguns casos, como o colo curto ou risco de aborto, optar pela suplementação de progesterona pode garantir sua segurança.

Ainda, em casos de fertilização in vitro a suplementação desse hormônio geralmente é feita antes da transferência embrionária para melhorar as chances de fertilização. 

É possível aumentar naturalmente a produção de progesterona?

Dependendo do caso, regular a alimentação e estilo de vida pode ter resultados muito satisfatórios nos níveis de progesterona. 

 

Dentre as indicações posso citar aqui:

  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina B6
  • Consumir proteína, frutas, e verduras com folhas mais escuras.  

 

Caso você suspeite que os seus níveis de progesterona estejam alterados, recomendo que converse com o seu médico para realizar os exames que verifiquem esses níveis.  

 

E se você quiser ter acesso a mais conteúdos sobre saúde da mulher e longevidade saudável, clique nos links abaixo para me seguir nas redes sociais!

Minha página no Facebook  Meu perfil no instagram

Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2023. Todos os direitos reservados.