Métodos anticoncepcionais: o que considerar ao escolher um?

17/12/2021
Metodos-anticoncepcionais-o-que-considerar-ao-escolher-um.jpg

Como escolher um método anticoncepcional é uma dúvida bastante comum entre as mulheres. Isso acontece porque, além de existirem diversas opções disponíveis, falta informação sobre muitos destes métodos. Por exemplo: você sabe como funciona o DIU?

Mas pode ficar tranquila! A notícia boa é que, com tantas opções para você escolher, fica mais fácil encontrar uma que se adeque à sua condição de saúde e também à sua rotina. Preparei o artigo abaixo para te ajudar nessa busca! Espero que você goste. Boa leitura!

 

Contraceptivos hormonais e não hormonais: qual a diferença?

São muitas opções, porém, nem todas servem para todo mundo. Por isso, para saber como escolher um método anticoncepcional, o primeiro passo é marcar uma visita ao seu ginecologista. Assim, vocês podem avaliar juntos qual a melhor opção para você. 

Podemos dividir os métodos contraceptivos em dois grupos: os hormonais e os não hormonais. O primeiro não utiliza hormônios para cumprir o seu papel. São exemplos a camisinha masculina e a feminina, o diafragma e o dispositivo intrauterino (DIU) nas versões de cobre e prata. Todos eles funcionam como métodos de barreira, pois impedem a chegada do esperma até o óvulo. 

Além destes, também são exemplos de métodos não hormonais a tabelinha e a temperatura basal. Mas, ao contrário dos métodos de barreira, estes dependem de muitas variáveis para funcionar, por isso, podem não ser tão eficientes.

Quer saber mais sobre métodos contraceptivos não hormonais? Então clique aqui e confira um artigo que preparei para responder as suas dúvidas sobre este assunto.

Por sua vez, os métodos hormonais utilizam uma combinação de hormônios para interromper ou alterar o ciclo ovulatório, o que impede a gravidez. No entanto, estes métodos não previnem doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). São exemplos a pílula anticoncepcional, os contraceptivos injetáveis, o adesivo cutâneo, o anel vaginal e o implante contraceptivo. 

 

Como escolher um método anticoncepcional entre tantas opções?

  A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais conhecidos e utilizados no Brasil. Porém, você sabia que nem todo mundo pode fazer uso dela? Por isso é tão importante consultar um ginecologista antes de escolher um contraceptivo, seja você alguém que está iniciando a vida sexual ou querendo trocar de método.

No vídeo abaixo vou falar um pouco mais sobre como funciona a pílula anticoncepcional e o que você precisa saber sobre os seus efeitos.

O anticoncepcional ideal vai depender muito de fatores como sua condição genética e seu quadro de saúde. Além disso, a sua personalidade e hábitos de vida também devem ser considerados. 

Por exemplo, mulheres com histórico de trombose não deveriam fazer uso da pílula. Da mesma forma, métodos como os implantes hormonais ou o DIU podem ser mais eficientes para quem costuma esquecer de tomar a pílula. 

 

O que considerar antes de escolher um método anticoncepcional:

Se você chegou até aqui na sua leitura, já deve ter entendido que para escolher um método contraceptivo, não basta só fazer o mesmo que a sua amiga faz. Ou então ir até a farmácia e escolher alguma marca de pílula anticoncepcional. 

Essa escolha deve ser feita com muita responsabilidade e respeito pelo seu corpo, afinal, não se trata apenas de prevenir uma gravidez. O método escolhido precisa estar de acordo com o funcionamento do seu organismo, precisa respeitar a sua rotina e também é uma forma de prevenir infecções por DSTs. 

Para te ajudar, fiz uma pequena lista que pode guiar os próximos passos em busca do anticoncepcional perfeito para você. Confere só:

  • Primeiro de tudo: agende uma consulta com o seu ginecologista;
  • Pesquise em fontes confiáveis sobre as vantagens e desvantagens de cada método contraceptivo;
  • Faça uma lista com as suas dúvidas em relação aos métodos que você considera e leve para a consulta com o seu médico;
  • Você tem predisposição ou histórico de alguma doença na família? Leve também essa informação para o seu ginecologista, ela é bem importante;
  • Ao considerar o melhor método para você, pense também na sua rotina e na sua qualidade de vida. Um bom contraceptivo não pode prejudicar a sua saúde a longo prazo.
  • Se você considera um método hormonal, lembre-se que estes contraceptivos não impedem a transmissão de DSTs. Então o ideal é que sejam utilizados em conjunto com um método de barreira, como a camisinha, por exemplo. 

 

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a entender mais sobre como escolher um método anticoncepcional ideal para você. Se quiser saber mais sobre este assunto, entre em contato comigo por aqui.

Você pode conferir mais conteúdos aqui do blog e me acompanhar também no Facebook, no Instagram e no Youtube

Até o próximo artigo!

Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2023. Todos os direitos reservados.