8 dicas para diminuir a insônia na menopausa

23/12/2022
insonia-na-menopausa-1200x917.jpg

A insônia é um dos sintomas que mais causa desconfortos durante a menopausa! Porém, essa não precisa ser uma condição constante na sua vida, visto que, através de pequenas mudanças na rotina e adoção de novas estratégias, é possível voltar a desfrutar de um sono de qualidade. 

 

Os distúrbios do sono relacionados à menopausa têm em sua raiz os desequilíbrios hormonais, principalmente com a queda do estrogênio, um importante regulador do sono. Esse desequilíbrio ocasiona, por exemplo, ondas de calor, alterações no humor. Tudo isso dificulta um sono revigorante e implica em piora na qualidade de vida. 

 

Por isso, continue essa leitura para conhecer 8 estratégias para diminuir a insônia durante a menopausa!

 

A sua alimentação pode ter o poder de diminuir a insônia na menopausa

Em um primeiro momento, parece não haver conexão entre o que você come e a qualidade do seu sono, porém, este é um engano. 

 

O nosso padrão alimentar reflete em todos os aspectos da nossa qualidade de vida. Isso porque, é através da alimentação que conseguimos todos os nutrientes, vitaminas e minerais para o funcionamento do organismo. Logo, uma alimentação baseada em gorduras de baixa qualidade, açúcares refinados e farinha branca pode piorar um quadro de insônia.

 

Nesse sentido, minha primeira dica é: consumir comida de verdade e fugir dos processados e barraquinhas de fast food. Principalmente à noite, busque alimentos leves e de fácil digestão como frutas, carnes magras e oleaginosas. 

Mexa seu corpo

Assim como a alimentação, a prática de exercícios é fundamental para a manutenção da nossa saúde. E esses dois tópicos andam de mãos dadas durante a menopausa. Isso significa que, comer de forma adequada melhora o seu quadro de disposição e facilita a inclusão dos exercícios na sua rotina. Inclusive, a prática esportiva melhora o relaxamento dos músculos e garante um sono menos agitado. 

 

Suplementação pode diminuir a insônia na menopausa

A melatonina é conhecida como o hormônio do sono, visto que atua diretamente no ciclo circadiano e é fundamental para melhorar a qualidade do seu descanso noturno.

 

Crie uma rotina noturna

Uma boa ideia para ajudar na insônia é criar uma rotina que ajude o seu cérebro a ir se desligando aos poucos. Nesse sentido, manter luzes mais baixas, evitar o celular, televisão ou computador é uma ótima pedida. Inclusive, a leitura pode ser um estímulo muito poderoso para ajudar na vinda do sono. 

 

Outras atividades como um banho quente e alongamentos também são ótimos para incluir na sua nova rotina noturna. 

 

Pratique meditação 

Técnicas de relaxamento como a meditação ajudam o seu cérebro a diminuir os pensamentos ansiosos e prepará-lo para a hora do descanso. E caso você acorde ao longo da noite e sinta que o sono evaporou completamente, uma boa ideia é tentar meditar para recuperá-lo. 

 

Evite sonecas

Um grande inimigo da insônia são as sonecas! 

 

Por terem dificuldade em dormir uma noite inteira, muitas mulheres sofrem com a sonolência ao longo do dia e acabam tirando alguns cochilos. Porém, esse hábito prejudica ainda mais seu sono durante a noite. 

 

Cuide da sua saúde mental 

Como o desequilíbrio hormonal da menopausa causa sintomas depressivos e ansiosos, é importante manter consultas com um profissional da psicologia. Visto que, muitas vezes, são os pensamentos invasivos que mantém a mulher acordada. 

Você pode gostar também::: Tudo o que você precisa saber sobre a fase reprodutiva da mulher

Converse com seu médico

O médico que acompanha você nessa fase da vida é uma peça fundamental para, não só melhorar suas noites de sono, mas para garantir sua qualidade de vida dessa fase para frente. 

 

E a melhor pessoa para isso é o ginecologista especializado em saúde integrativa e da mulher. Dessa forma, nenhum sintoma será amenizado sem ser devidamente investigado e tratado da forma correta. E nesse assunto eu posso ajudá-la!

 

Para agendar sua consulta comigo, basta clicar no link abaixo. Será um prazer acompanhar você por essa nova fase da sua vida!

Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2023. Todos os direitos reservados.