Fazer sexo na gravidez é seguro?

16/12/2022
Fazer-sexo-na-gravidez-e-seguro-1200x800.jpg

Fazer sexo na gravidez, não só é seguro, como pode ser muito positivo para a saúde e bem-estar da mulher! Porém, manter relações sexuais durante esse período pode ser um pouco diferente do que você imagina. 

 

Por exemplo, dependendo do estágio da gestação, algumas mulheres podem não se sentir confortáveis em manter relações com penetração. 

 

Ainda, existem diversos mitos que cercam o tema do sexo na gravidez. Por isso, continue essa leitura para entender o porquê do sexo ser seguro na gestação e como ele pode colaborar para refoçar os laços entre o casal. 

 

Sexo na gravidez: um vilão ou aliado?

A relação sexual pode ter um alto poder de melhorar a autoestima e melhorar o bem-estar, visto que o organismo libera um peptídeo chamado endorfina

 

A endorfina é um poderoso analgésico que produz efeitos diretos no bem-estar e melhora o humor, além de aliviar sintomas como as dores. 

 

Logo, fazer sexo pode ser ótimos efeitos fisiológicos.

 

Mas quando falamos em relação sexual, não estamos falando diretamente sobre penetração. A masturbação pode ser um importante aliado para garantir o prazer para mulheres que não se sentem confortáveis.

 

E nesse ponto, o casal pode praticá-la junto. Essa é uma ótima forma de descobrir novas formas de prazer sexual para o casal. 

 

O sexo pode ser contraindicado?

A contraindicação do sexo geralmente acontece quando há algum risco com a saúde materno-fetal. Por exemplo, em casos de risco de parto prematuro no final da gestação, colo de útero curto ou placenta prévia. 

 

Mas mesmo nesses casos, o sexo com penetração pode ser substituido pela masturbação caso a gestante sinta desejo. 

 

Outro caso é o da mulher que sente uma queda do desejo sexual, o que também é normal. Inclusive, é muito frequente que a mulher sofra uma queda na libido no primeiro trimestre. A explicação para isso está na verdadeira montanha russa hormonal na qual a mulher embarca para gerar uma vida. 

Busque informações confiáveis sobre o assunto

Um dos maiores mitos sobre o assunto é a ideia de que o pênis pode tocar o bebê durante o ato. Porém, o bebê fica protegido dentro do útero da mãe, enquanto o pênis fica somente na região da vagina.  

 

Outra informação equivocada, é a de que o sexo pode levar ao parto. E embora o sêmen tenha algumas propriedades que propiciem a dilatação do canal, ele não tem a capacidade de induzir o parto. 

Você pode gostar também::: O papel dos homônimos sexuais

O sexo é um assunto cercado de tabus ainda nos dias de hoje e falar sobre isso e gravidez pode ser um tópico ainda mais complicado para algumas mulheres. Por isso, conversar com o seu parceiro é fundamental para que vocês possam entender junto como é possível ter prazer nessa fase tão bela da sua vida. 

 

Ainda, ter acesso à informações confiáveis sobre o assunto é fundamental! E se você quiser saber mais sobre saúde sexual e da mulher e longevidade saudável, me siga nas redes sociais. Você me encontra no Facebook e no Instagram. 

Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2023. Todos os direitos reservados.