Como a alimentação da mulher pode influenciar na fertilidade?

05/12/2022
Como-a-alimentacao-da-mulher-pode-influenciar-na-fertilidade-1200x801.jpg

Você sabia que a forma como nos alimentamos influência na fertilidade? E ainda, que certos alimentos podem até mesmo atrapalhar nesse processo.

 

Poder gerar um filho depende de vários fatores como, por exemplo, a anatomia do útero, fatores genéticos, microbiota uterina e até mesmo fatores emocionais. 

 

Mas a alimentação também exerce um papel fundamental!

 

Como a alimentação pode influenciar na fertilidade?

No artigo Fertilidade e alimentação: existe conexão?, pesquisadores encontraram evidências que apontam para o quanto a qualidade da nossa alimentação tem o poder de melhorar nossas chances de engravidar. 

 

Nesse sentido, vitaminas e nutrientes como o ácido fólico, vitamina B12 e ômega-3 apareceram como pontos positivos em dietas de mulheres que estão tentando uma gestação. 

 

Já em contrapartida, alimentos como a carne vermelha e processada, doces e refrigerantes aparecem como vilões. 

Você pode gostar também::: Infertilidade – quando é hora de buscar ajuda?

A dieta mediterrânea como aliada da fertilidade

Considerada um patrimônio cultural e uma das dietas mais saudáveis do mundo, a dieta mediterrânea é rica em tudo aquilo que contribui para aumentar sua fertilidade. 

 

Neste padrão alimentar os utraprocessados são deixados de lado e só entram na mesa ingredientes próprios da estação, frutos do mar, frutas e verduras frescas. 

 

Por isso, incluir mais peixes e diminuir a quantidade de carne vermelha é ideal. Além disso, recomendo que você prepare os seus alimentos. Visto que, ao comprarmos algo pronto – mesmo que seja caseiro – não sabemos exatamente a forma como isso foi preparado e quais ingredientes foram usados. 

Você pode gostar também::: O papel da microbiota intestinal na saúde da mulher

Alguns alimentos que são básicos na dieta mediterrânea e que você pode incorporar à sua: 

  • Queijos coloniais 
  • Peixes de água salgada 
  • Azeite de oliva 
  • Oleaginosas como nozes e amêndoas 

 

Ainda, é muito válido incorporar o estilo de vida e de alimentação das pessoas que vivem na região do mediterrâneo e que desenvolveram esse padrão alimentar.

Estas são pessoas que culturalmente são menos sedentárias e tendem a usar as refeições como um momento de prazer e de compartilhamento com amigos e família. 

Porém, em alguns casos, as mulheres têm dificuldades na alimentação ou na absorção de certos nutrientes. Nesse sentido, alguns protocolos injetáveis podem auxiliar no processo de fecundidade. 

 

E levar uma vida mais leve também pode afetar a sua fertilidade e aliar isso aos bons hábitos alimentares pode ser uma receita de sucesso!

 

Se você gostou desse artigo e quer entender melhor como é possível melhorar a sua alimentação em busca de começar a sua família, o link para agendar uma consulta comigo está logo abaixo!

agende uma consulta comigo

Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2023. Todos os direitos reservados.