TPM: Quais alimentos evitar durante esse período?

24/11/2022
TPM-1200x800.jpg

A TPM – tensão pré-menstrual – pode trazer diversos incômodos para as mulheres, mas alguns alimentos podem piorar sintomas como cólicas, dores de cabeça e inchaço. 

 

E em contrapartida, alimentos com substâncias anti-inflamatórias e diuréticas ajudam a aliviar sintomas. 

 

Continue essa leitura para entender de que forma a alimentação pode ser um importante aliado durante esse momento do seu ciclo menstrual. 

 

Como a TPM altera nossos níveis hormonais?

No período que antecede a menstruação os nossos hormônios estão em constante flutuação. Isso significa que os níveis de serotonina caem por causa do aumento da progesterona enquanto o estrogênio diminui. 

 

Inclusive, uma das causas de sentirmos tanta vontade de consumir doces durante a TPM está diretamente relacionada com a queda dos níveis de serotonina. 

 

Com o aumento da progesterona, aumenta também a retenção de líquidos, produzindo o inchaço e as dores. Já a queda do estrogênio resulta em dilatação dos nossos vasos sanguíneos, o que provoca as dores de cabeça tão comuns nesse período. 

Você pode gostar também::: Ciclo menstrual irregular é normal?

Quais alimentos evitar durante a TPM?

Como um dos sintomas mais latentes na TPM é o inchaço, é muito importante evitar alimentos ricos em sódio, os quais intensificam a retenção de líquidos. Logo, é melhor fugir dos fast foods e guloseimas ultraprocessadas. 

 

Ainda, comidas como batatas fritas e outros alimentos fritos têm o mesmo efeito negativo.

 

Alimentos como a carne vermelha aumentam os nossos níveis de estrogênio, os quais já se encontram elevados na TPM. Por isso, prefira carnes brancas como o frango ou peixe. 

 

Já os docinhos podem piorar sintomas como cansaço e indisposição. E uma dica para combater essa vontade é ter ao seu alcance uma salada de frutas ou chocolate amargo

Quais alimentos aliviam os sintomas da TPM?

Alimentos ricos em ômega-3, ferro, magnésio e ácido fólico são fundamentais. 

 

  • Ômega-3: poderoso anti-inflamatório natural, pode ser encontrado em peixes de água fria como o salmão, sardinha e atum. 

 

  • Ferro: ajuda o corpo a se preparar para a menstruação, o que ameniza os sintomas de forma geral e alimentos como o chocolate amargo são ótimos aliados. 

 

  • Magnésio e ácido fólico: ambos ajudam a melhorar a sensação de mal estar e também auxiliam na manutenção do mau humor. Você encontra esses nutrientes na maioria dos vegetais e cereais integrais.

 

A TPM pode ser um momento complicado para algumas mulheres, mas com a ajuda de uma alimentação balanceada é possível amenizar esses desconfortos. Inclusive, muitas mulheres têm um plano alimentar especial durante esse período.

Espero que você tenha gostado dessa leitura! Mas se você ficou com dúvidas e gostaria de agendar uma consulta comigo, o link para isto está logo abaixo. 

agende uma consulta comigo

 

Dra. Patricia Bretz é Ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia minimamente invasiva, Implantes hormonais e Reprodução humana

Clínica Nova Vitta - 2023. Todos os direitos reservados.